* Nomes fictícios para preservar a criança.
1ª CRIANÇA
No
sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Maria, juntamente com
sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de
conhecimento vivido pelo mesmo, suas conquistas e descobertas.
No que
se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e
autonomia, observei que Maria é uma menina com comportamento calmo e
observador. Observa e explora o ambiente com atitude de curiosidade, mesmo
ainda engatinhando. Ao final de maio, iniciou dar seus primeiros passos, seja
ajudando-a segurar pela mão ou mesmo sozinha segurando pelos móveis da sala. A
criança criou vínculo afetivo com a apei Ana onde costuma chorar quando ela
precisa sair da sala ou dar uma atenção à outro colega da sala.Nesses momentos,
quando outro adulto da sala vai acalentá-la costuma empurrar não aceitando
nosso abraço, até que insistimos muito. Quando necessita de algo costuma dar
uns gritinhos para chamar atenção.
Quanto
às refeições, alimenta-se muito bem, dificilmente rejeita algum tipo de
alimento. Ainda é necessário que lhe ajude para segurar talheres e copos, pois
sua coordenação ainda está em desenvolvimento. No início do mês de junho fui
informada pela família que Maria está com uma restrição alimentar em relação à
lactose, pois sua imunidade está baixa, o que pode ser devido ingestão de
leite. Durante seu desjejum já está sendo oferecidos alimentos que não tem
leite em sua composição, sendo oferecido o leite de soja no lugar do
achocolatado e iogurte.
O
momento de higienização é feita pelas apei’s com muito carinho. Brinca com a
água no momento do banho, sorri e balbucia sons.
Através
das experiências vivenciadas no CMEI envolvendo movimento e música, Rebecca
participa de ambientes que envolvem movimentos e situações de interações, como
nos momentos sociais onde ouve com atenção, bate palmas e balbucia sons na
tentativa de cantar com as outras crianças. Participa com desenvoltura de
brincadeiras, respondendo a estímulos à sua maneira, sempre com um sorriso no
rosto.
Neste
período, Maria vem desenvolvendo sua capacidade de comunicação onde manifesta
interesse em manusear livros, revistas e materiais escritos diversos oferecidos
em sala.Também aprecia muito brincar com areia, pedrinhas, gravetos e outros
elementos da natureza encontrados no parquinho. Movimenta-se por todo o espaço
com muita curiosidade e atenção.
Nesse
semestre realizamos várias atividades referentes ao Projeto “Criança em um
mundo verde é mais feliz”, com o intuito de introduzir a consciência ambiental
e preservação da natureza, promovendo o desenvolvimento infantil, através de
muitas brincadeiras e interações. Rebecca vem demonstrando interesse pelas
plantas encontradas no parquinho e nos jardins plantados nos pneus. Quando está
movimentando-se livremente pelo espaço, vai ao jardim e tenta tocar nas plantas
e formiguinhas ali existentes. Gostou muito da atividade sobre a metamorfose
das borboletas, mesmo demonstrando um certo receio quando via as lagartas,
sorria e batia palmas.
Pude
compartilhar com turma o processo de metamorfose da lagarta em borboleta. Além
de atividades como: como caixa de sensações, placas e luvas sensoriais, arco
com fitas, onde apresentam materiais diversos para estimular o aspecto
viso-motor, tátil, oralidade; brincadeira dirigidas, atividades relacionadas à
dengue, minicircuitos.
A
criança, no momento de repouso, acomoda-se nos colchonetes e adormece
tranquilamente
Sua
família acompanhou o seu desenvolvimento no CMEI durante este semestre, com
interesse e participação.
2ª CRIANÇA
No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Bruna, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.
O período de adaptação matutino foi tranquilo, pois Bruna além de já ter sido aluna nesta instituição, também fica em período integral. É uma criança com comportamento calmo, já demonstra preferência em brincar com algumas amigas. Explora todo ambiente escolar com atitude de curiosidade. Quando necessita de algo costuma apontar ou falar com palavras simples, além de ficar esperando um dos adultos da sala se manifestar para ajudá-la.
Quanto às refeições, já consegue alimentar-se sozinha. Entretanto, precisamos estimulá-la para comer, principalmente no momento do almoço, costuma empurrar o prato e fica esperando a sobremesa.
O momento de higienização é bem tranquilo, ainda utiliza fralda para atender às suas necessidades fisiológicas e higieniza as mãos sempre que necessário com auxílio das apei’s. Algumas vezes segura a calcinha e fica falando “xixi” quando precisa ir ao banheiro, na qual já deixamos a menina alguns momentos sem a fralda e ficamos perguntando se precisa ir ao banheiro para incentivar o hábito.
Através das experiências vivenciadas no CMEI envolvendo movimento e música, Bruna participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações onde desloca-se no espaço com destreza, sem ajuda. Gosta de ouvir música e dançar repetindo coreografias. Ouve com atenção histórias e conversas durante as rodinhas.
Bruna é uma criança que ouvimos pouco sua voz, geralmente para atender alguma necessidade sua ou cantar. Aprecia brincar com areia, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza no parquinho, além dos balanços.
Nesse semestre realizamos várias atividades referentes ao Projeto “Criança em um mundo verde é mais feliz”, com o intuito de introduzir a consciência ambiental e preservação da natureza, promovendo o desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e interações. Bruna vem demonstrando interesse pelas plantas encontradas no parquinho e nos jardins plantados nos pneus.
Pude compartilhar com turma o processo de metamorfose da lagarta em borboleta. Além de atividades como: como caixa de sensações, placas e luvas sensoriais, arco com fitas, onde apresentam materiais diversos para estimular o aspecto viso-motor, tátil, oralidade; brincadeira dirigidas, atividades relacionadas à dengue, minicircuitos.
A criança, no momento de repouso, se acomoda e dorme naturalmente nos colchonetes.
Sua família acompanhou o seu desenvolvimento no CMEI durante este semestre, com interesse e participação.
3ª CRIANÇA
Boa tarde! muito bons os modelos de relatório.
ResponderExcluirObrigado por compartilhar seu conhecimento e experiências. Deus te abençoe.
Valeu por partilhar conosco seis relatórios.Gostei muito e está me ajudando a desenvolver os meus que tenho de fazer. É sempre bom termos alguns para nos guiar. Obrigada! Bjim
ResponderExcluirMuito bom, poderia ter postado de todos os alunos.
ResponderExcluirmuito bom,gostei muito esta me ajudo muito eu estou começando agora
ResponderExcluirGostei muito me ajudou bastante
ResponderExcluirAdorei os modelos de avaliações
ResponderExcluirAmei! obrigada.
ResponderExcluirAdorei esses relatórios me ajudou bastante.
ResponderExcluirMUITO BOM ESSES RELATÓRIO! PARABÉNS!
ResponderExcluirMuito grata pela contribuição, tirou minha dúvidas. Que você continue brilhando
ResponderExcluirÓtima apreciação descritiva.
ResponderExcluir