Google Tradutor

domingo, 31 de julho de 2016

2º Perfil de turma: 3 anos

A turma do grupo III-B vespertino atualmente é composta por 17 crianças, sendo 09 meninos e 08 meninas. Continuam sendo crianças assíduas, faltando somente por motivo de doença ou outras necessidades pessoais. Nenhuma criança frequenta o ambiente escolar no período integral e não há criança com deficiência no grupo. Além de mim na sala, conto com o apoio e parceria de uma profissional que me auxilia durante todo o momento com o trabalho de cuidar e educar dessas crianças tão ativas.

No momento da entrada, as crianças juntamente com seus familiares ou responsáveis, são recepcionados no portão da frente por uma funcionária, em seguida, são acolhidas na porta da sala de aula por mim. Entretanto, a maioria costuma deixar as crianças entrarem sozinhas do portão até a sala de aula. Algumas vêm para a escola de transporte escolar (topic) devido residir em outros bairros, outros vêm com um familiar ou um responsável da família.

Recepciono as crianças na porta da sala e eles já guardam seus materiais (mochilas) no armário, indo em seguida sentar-se à mesa para brincar com peças, jogos de construção ou revistas, dependendo do dia planejado. Uns minutos antes de irem embora entrego suas mochilas e peço que deixe pendurada em sua cadeira até o momento da saída, aonde um responsável vem buscá-los na sala. Raramente uma criança fica na porta da sala como acontecia antes.

A turma tem progredido em relação às normas, depois de feito em conjunto a seleção de alguns combinados. Entretanto, poucas crianças ainda precisam ser lembradas de alguns combinados para um bom convívio em grupo como: falar em tom baixo, organizar materiais pessoais e coletivos nos lugares adequados, respeitar os colegas e adultos da sala.

A linguagem oral está bem desenvolvida, conseguem transmitir recados, conversam com naturalidade sobre fatos acontecidos em casa. Sempre chegam contando alguma novidade.

A maioria já consegue reconhecer as cores primárias. Durante as brincadeiras e atividades tenho citado as cores além de realizar contagem e sequenciação de seus materiais e durante o momento de chamada para, de uma maneira mais descontraída, focar questões relacionadas aos números, cores, linguagem oral e escrita. Têm demonstrado mais interesse em escrever as letras do alfabeto e tentando relacioná-las com seus nomes próprios.

Antes de realizar uma atividade, costumo cantar para prender a atenção das crianças e só então explicar a proposta. Já conseguem ter um tempo de concentração maior, onde poucos ainda precisam chamar atenção para que não atrapalhe o colega ao lado e possa participar do momento com mais desenvoltura.

A participação de atividades referentes ao projeto “Criança em um mundo verde é mais feliz” vem sendo muito atrativo, principalmente quando vamos visitar nosso jardim. Ficam encantados quando passo slides e vídeos sobre germinação e desenvolvimento de plantas diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Marcadores

educação (102) Educação Infantil (80) atividade (71) relatório (61) 2011 (56) arte (47) comportamento (43) criatividade (43) desenvolvimento (42) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) 2012 (34) mensagem (34) maquiagem (33) avaliação (29) bebê (29) 2013 (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) coordenação motora (16) cosmético (16) 2018 (15) brincadeira (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) 2016 (13) filho (12) história (12) alfabetização (11) estilo (11) 2014 (10) 2024 (10) Otávio (10) culinária (10) educação especial (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) Lettering (8) conteúdo (8) cores (8) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) planejamento (6) autismo (5) berçário (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) jogos (4) lei (4) projeto (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) máscara (3) mãe (3) música (3) papelaria (3) Mary Kay (2) Posca (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) experiência (2) forma geométrica (2) matemática (2) mural (2) olhos (2) planilha (2) rímel (2) saúde bucal (2) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Plano de ensino (1) Stabilo (1) a (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) caligrafia (1) caneta (1) capa (1) cartaz (1) cirurgia (1) comida (1) creme (1) crianças (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) kit (1) l (1) labirinto (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) moda (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) viseira (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais