Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Projeto sobre alimentação

Profªs Jocenir, Karine (eu), Lubieska.

Mesa do turno vespertino para culminância do projeto: degustação de frutas, sucos e bolos.


PROJETO "ALIMENTE-SE BEM E CRESÇA SAUDÁVEL"

·   Tema: projeto coletivo sobre alimentação.
·   Início: 05/04/2010
·   Previsto para encerrar: 30/06/2010
·   Envolvidos: crianças (grupos II, III, IV e V), professores, monitores, APEE, cozinheiras, ASG’s, secretárias, apoio, pedagoga, diretora e famílias.

JUSTIFICATIVA
Os alimentos nos oferecem energia e substâncias necessárias para crescer e nos desenvolver, para manter as defesas do organismo contra as doenças e para realizar diferentes atividades como: brincar, pular, estudar, trabalhar, adquirir autonomia, etc. Por isso é essencial alimentar-se adequadamente para viver e crescer saudável. O ato de alimentar, além de fornecer nutrientes para manutenção da vida e da saúde, proporciona conforto ao saciar a fome e prazer ao estimular o paladar, contribuindo para a socialização, podendo também ser fonte de inúmeras oportunidades de aprendizagem.

OBJETIVO GERAL
Possibilitar às crianças oportunidades que propiciem o acesso e conhecimento sobre os diversos alimentos, o desenvolvimento de habilidades para escolher sua alimentação, servir-se e alimentar-se de forma saudável e prazerosa, com independência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·   Observar e reconhecer diferentes componentes dos alimentos;
·   Construir hipóteses;
·   Realizar experiências simples;
·   Comparar e classificar os alimentos;
·   Identificar uma boa alimentação;
·   Identificar os cuidados higiênicos necessários para o preparo dos alimentos e para a degustação dos mesmos;
·   Investigar o valor nutritivo dos alimentos;
·   Investigar e identificar frutas, legumes e verduras;
·   Aprender regras de etiqueta tais como: sentar-se à mesa mantendo uma postura corporal na hora da alimentação, estimulando a coordenação motora e fina; usar os talheres; respeitar a fila do self-service; se servir apenas do que consegue comer, etc.
·   Proporcionar contato com diferentes gêneros literários, tais como: poesias, parlendas e receitas;
·   Utilizar músicas pertinentes ao projeto;
·   Desenvolver a autonomia;
·   Realizar a higiene corporal, antes da alimentação;
·   Utilizar o banheiro de forma adequada, mantendo-o limpo e conservado;
·   Realizar o cultivo da horta.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
O planejamento, junto com as crianças, de cardápios balanceados, de cuidados com o preparo e oferta de lanches ou outras refeições, de projetos pedagógicos que envolvam o conhecimento sobre os alimentos, de preparações culinárias cotidianas ou que façam parte de festividades, permite que elas aprendam sobre a função social da alimentação e as práticas culturais.

É recomendável que os professores ofereçam uma variedade de alimentos e cuidem para que a criança experimente de tudo. O respeito às suas preferências e às suas necessidades indica que nunca devem ser forçadas a comer, embora possam ser ajudadas por meio da oferta de alimentos atraentes, bem preparados, oferecidos em ambientes afetivos, tranqüilo e agradáveis, permitindo a conversa e a interação, deixando que as crianças sentem com quem desejarem para comer e conversar com seus companheiros.

·   Utilização do balcão self-service inicialmente pelas crianças do grupo V e gradativamente pelos demais grupos;
·   Roda de conversa;
·   Mural de legumes, verduras e frutas;
·   Avaliação semanal da alimentação;
·   Oficinas culinárias: saladas, sucos, vitaminas, bolos e sopas;
·   Confecção de pirâmide alimentar;
·   Produção de um livro de culinária;
·   Confecção do jogo americano;
·   Oferecer opção de utilização do garfo e da colher;
·   Festa do Garfo: passagem do uso da colher para o garfo diante dos pais;
·   Leitura de poesias, histórias, parlendas e textos informativos;
·   Jogos Educativos: memória, quebra-cabeça, dominó, labirinto, cruzadinhas, adivinhas, dos sete erros, etc.;
·   Dramatizações e fantoches;
·   Álbum;
·   Atividades matemáticas: peso, quantidade, cor, textura, etc. dos ingredientes;
·   Atividades de recorte, colagem e desenho;
·   Atividades de leitura e escrita;
·   Painel ilustrado para explorar o cardápio do dia;
·   Simulação feita pelos professores do uso do self-service.

Obs.: Para a culminância do projeto foi realizada uma socialização com as crianças para degustação de um delicioso lanche saudável. Posteriormente será agendado um dia para apresentações de danças e teatros para os familiares.

Um comentário:

  1. maravilhoso esse teu projeto.
    estou procurando atividades,
    novas ideias sobre saude e higiene.
    Trabalho com criançasde 4 anos.
    se poder me ajudar agradeço ,obrigada.
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais