Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

educação (85) 2011 (56) atividade (50) relatório (50) comportamento (42) arte (39) 2010 (38) desenvolvimento (38) Educação Infantil (36) produto testado (35) 2012 (34) informação (34) maquiagem (33) criatividade (32) bebê (29) mensagem (29) 2013 (28) 2009 (25) avaliação (24) 2019 (20) cosmético (16) 2018 (15) infantil (15) 2015 (14) 2017 (14) blog (14) 2016 (13) filho (12) estilo (11) 2014 (10) Otávio (10) coordenação motora (10) culinária (10) alfabetização (9) conteúdo (8) história (8) Lettering (7) vídeo (7) 2008 (6) brincadeira (6) cores (5) gravidez (5) pintura (5) saúde (5) 2020 (4) Cecília Meireles (4) autismo (4) berçário (4) doença (4) educação especial (4) gestação (4) lei (4) páscoa (4) sorteio (4) borda (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) lembrancinha (3) livro (3) música (3) receita (3) Mary Kay (2) Posca (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) cabelo (2) educação fundamental (2) forma geométrica (2) fralda (2) mural (2) máscara (2) olhos (2) rímel (2) saúde bucal (2) Cora Coralina (1) Jequiti (1) Stabilo (1) alfabeto (1) brinquedos (1) caligrafia (1) capa (1) cartaz (1) cartão (1) cirurgia (1) creme (1) diário digital (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) gelatina (1) greve (1) jogo (1) kit (1) lenço (1) moda (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) obras (1) pais (1) parlenda (1) pomada assadura (1) projeto (1) quebra cabeça (1) regras (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) água (1)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Projeto sobre alimentação

Profªs Jocenir, Karine (eu), Lubieska.

Mesa do turno vespertino para culminância do projeto: degustação de frutas, sucos e bolos.


PROJETO "ALIMENTE-SE BEM E CRESÇA SAUDÁVEL"

·   Tema: projeto coletivo sobre alimentação.
·   Início: 05/04/2010
·   Previsto para encerrar: 30/06/2010
·   Envolvidos: crianças (grupos II, III, IV e V), professores, monitores, APEE, cozinheiras, ASG’s, secretárias, apoio, pedagoga, diretora e famílias.

JUSTIFICATIVA
Os alimentos nos oferecem energia e substâncias necessárias para crescer e nos desenvolver, para manter as defesas do organismo contra as doenças e para realizar diferentes atividades como: brincar, pular, estudar, trabalhar, adquirir autonomia, etc. Por isso é essencial alimentar-se adequadamente para viver e crescer saudável. O ato de alimentar, além de fornecer nutrientes para manutenção da vida e da saúde, proporciona conforto ao saciar a fome e prazer ao estimular o paladar, contribuindo para a socialização, podendo também ser fonte de inúmeras oportunidades de aprendizagem.

OBJETIVO GERAL
Possibilitar às crianças oportunidades que propiciem o acesso e conhecimento sobre os diversos alimentos, o desenvolvimento de habilidades para escolher sua alimentação, servir-se e alimentar-se de forma saudável e prazerosa, com independência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·   Observar e reconhecer diferentes componentes dos alimentos;
·   Construir hipóteses;
·   Realizar experiências simples;
·   Comparar e classificar os alimentos;
·   Identificar uma boa alimentação;
·   Identificar os cuidados higiênicos necessários para o preparo dos alimentos e para a degustação dos mesmos;
·   Investigar o valor nutritivo dos alimentos;
·   Investigar e identificar frutas, legumes e verduras;
·   Aprender regras de etiqueta tais como: sentar-se à mesa mantendo uma postura corporal na hora da alimentação, estimulando a coordenação motora e fina; usar os talheres; respeitar a fila do self-service; se servir apenas do que consegue comer, etc.
·   Proporcionar contato com diferentes gêneros literários, tais como: poesias, parlendas e receitas;
·   Utilizar músicas pertinentes ao projeto;
·   Desenvolver a autonomia;
·   Realizar a higiene corporal, antes da alimentação;
·   Utilizar o banheiro de forma adequada, mantendo-o limpo e conservado;
·   Realizar o cultivo da horta.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
O planejamento, junto com as crianças, de cardápios balanceados, de cuidados com o preparo e oferta de lanches ou outras refeições, de projetos pedagógicos que envolvam o conhecimento sobre os alimentos, de preparações culinárias cotidianas ou que façam parte de festividades, permite que elas aprendam sobre a função social da alimentação e as práticas culturais.

É recomendável que os professores ofereçam uma variedade de alimentos e cuidem para que a criança experimente de tudo. O respeito às suas preferências e às suas necessidades indica que nunca devem ser forçadas a comer, embora possam ser ajudadas por meio da oferta de alimentos atraentes, bem preparados, oferecidos em ambientes afetivos, tranqüilo e agradáveis, permitindo a conversa e a interação, deixando que as crianças sentem com quem desejarem para comer e conversar com seus companheiros.

·   Utilização do balcão self-service inicialmente pelas crianças do grupo V e gradativamente pelos demais grupos;
·   Roda de conversa;
·   Mural de legumes, verduras e frutas;
·   Avaliação semanal da alimentação;
·   Oficinas culinárias: saladas, sucos, vitaminas, bolos e sopas;
·   Confecção de pirâmide alimentar;
·   Produção de um livro de culinária;
·   Confecção do jogo americano;
·   Oferecer opção de utilização do garfo e da colher;
·   Festa do Garfo: passagem do uso da colher para o garfo diante dos pais;
·   Leitura de poesias, histórias, parlendas e textos informativos;
·   Jogos Educativos: memória, quebra-cabeça, dominó, labirinto, cruzadinhas, adivinhas, dos sete erros, etc.;
·   Dramatizações e fantoches;
·   Álbum;
·   Atividades matemáticas: peso, quantidade, cor, textura, etc. dos ingredientes;
·   Atividades de recorte, colagem e desenho;
·   Atividades de leitura e escrita;
·   Painel ilustrado para explorar o cardápio do dia;
·   Simulação feita pelos professores do uso do self-service.

Obs.: Para a culminância do projeto foi realizada uma socialização com as crianças para degustação de um delicioso lanche saudável. Posteriormente será agendado um dia para apresentações de danças e teatros para os familiares.

Um comentário:

  1. maravilhoso esse teu projeto.
    estou procurando atividades,
    novas ideias sobre saude e higiene.
    Trabalho com criançasde 4 anos.
    se poder me ajudar agradeço ,obrigada.
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais