Google Tradutor

quinta-feira, 23 de julho de 2015

2º Perfil Turma (4 anos)

A turma do grupo IV-B matutino atualmente é composta por 20 crianças, sendo 06 meninos e 14 meninas. São crianças assíduas, raramente faltam, somente por motivo de doença ou outras necessidades pessoais. Nenhuma criança frequenta o ambiente escolar no período integral e apenas 3 crianças necessitam utilizar o transporte escolar por residirem na área rural.

Já demonstram terem adquirido mais confiança e autonomia perante o grupo, formando rodinhas de brincadeiras na sala onde uma criança compartilha objetos e brinquedos com os demais. Também já é possível observar a presença de líderes em alguns grupos durante as brincadeiras.

No momento da entrada, as crianças juntamente com seus familiares ou responsáveis, são recepcionados no portão da frente por uma funcionária, em seguida, são acolhidas na porta da sala de aula por mim. Neste momento, cumprimento e converso com os  responsáveis sobre as crianças de acordo com a necessidade do momento, a saída acontece da mesma forma. Geralmente deixo livros de histórias ou pecinhas para recepcionar e em seguida, faço o cabeçalho e rotina no quadro. Peço que as próprias crianças deixem sua mochila pendurada na cadeira. Ao sair, vou chamando as crianças na medida que seus familiares e responsáveis vão chegando.

Os combinados vão acontecendo de acordo com a necessidade da turma dentro da rotina,  para garantir o desenvolvimento das crianças num ambiente de respeito e harmonia.

Todas as crianças reconhecem seus pertences como: mochila, brinquedos, roupas e calçados. A maioria cuida de suas coisas e com outros é necessário ficar mais atenta. Na organização e arrumação da sala e de outros espaços da escola, todas as crianças participam, mas tem algumas que demonstram resistência em ajudar na organização ficando pelos cantos.

Os momentos de leitura acontecem na sala de aula, na biblioteca, no pátio gramado. Nestes momentos além dos livros, usamos objetos, brinquedos para enriquecer as histórias, sempre com gestos e expressões faciais bem nítidos e fazendo sons. Observo que as crianças gostam mais das histórias que falam de contos de fadas, animais, robôs e carros. Apreciam manusear livros, revistas e encartes de supermercados.

As atividades artísticas são em sua maioria realizadas no coletivo, priorizando o trabalho em equipe. Essas atividades são expostas na sala de aula, nas paredes do corredor e no mural destinado à exposição das criações das crianças. Também gostam das atividades individuais preferencialmente quando feitas com tintas e que possam ser discutidas com os outros amigos quando coloco exposto num mural na sala.

A maioria das crianças já reconhecem todo o alfabeto e numerais, ambos ficam expostos em sala para visualização na altura das mesmas. Conseguem fazer a escrita de seu nome com observação na ficha; alguns fazem a escrita sem seu uso, onde ás vezes esquece alguma letra ou deixa espelhada. Apreciam todas as atividades propostas, porém percebi que preferem no coletivo ou quando feitas com tinta e cola colorida. Costumam dispersar sua atenção quando são feitas individualmente, pois ficam muito curiosos no que o outro está fazendo.

Sempre tiramos um tempinho para cantar, seja com gestos ou mesmo batendo palmas. Também adoram dançar, fazendo coreografias. Apresentam pouca concentração nos momentos com DVDs, dispersam e buscam brincar com outros materiais, acredito por ser uma turma bem ativa em suas atitudes. Em geral, as crianças têm preferência por brincadeiras livres de faz-de-conta na sala, livres no pátio gramado e no parquinho.

A linguagem oral está sendo bem desenvolvida, conseguem transmitir recados, conversam com naturalidade sobre fatos acontecidos em casa e passeios.

Nos momentos sociais realizam apresentações tanto para colegas, funcionários como para os pais e comunidade local, com alegria e muita curiosidade. Adoraram o momento na qual apresentamos a música “Super Água” e sempre perguntam se vão dançar novamente. As atividades que proponho sobre o projeto água esta sendo muito receptiva e já ouvi comentários positivos com retorno dos familiares.

As crianças interagem com a natureza constantemente, pois saímos da sala para o parque onde  temos areia, folhas, flores e árvores; no pátio gramado onde também se encontram pequenos arbustos. Adoram observar pequenos bichinhos como formigas e besouros, questionando o que estão fazendo, para onde vão e imitando-os.

Durante todas as atividades exploramos os conhecimentos matemáticos das crianças. Seja numa brincadeira questionando noções (como grande/pequeno, cheio/vazio, pesado/leve, duro/mole, áspero/macio, etc.), exploramos as cores da natureza, nos brinquedos, nas peças de encaixe, nas roupas, nas tintas e em outros, quantidades.

As crianças brincam de faz-de-conta seja na sala ou mesmo no pátio gramado onde se divertem muito. Neste ambiente demonstram suas preferências por determinados brinquedos e colegas. No parquinho se divertem no gira-gira, no escorregador, nos balanços e no tanque de areia preparando “bolos e comidinhas”.

Exploram todos os espaços da escola, visitam outras salas de aula, biblioteca, pátio calçado, pátio gramado, quadra de areia, parquinho, corredor e outros. Não utilizamos filas, nos organizamos de mãos dadas nos momentos que vamos de um lugar para outro.

As refeições acontecem no refeitório. Cada turma senta numa fileira de mesas e sempre os acompanho. Todas as crianças se alimentam sozinhas fazendo uso de colheres. Têm boa aceitação pelos alimentos oferecidos pela escola, quando tem algo que elas não gostam, falam que não querem. Estamos sempre  incentivando-as a provarem novos alimentos. Não há criança com intolerância à lactose ou outro alergia alimentar.

No geral relacionam-se muito bem comigo, colegas e demais funcionários da escola. Quando não querem compartilhar brinquedos, livros, espaços e pertences, infelizmente algumas vezes reagem chorando, gritando, batendo ou empurrando, desrespeitando assim os combinados da turma. Sempre que isto acontece, elas são orientadas a pedir desculpas ao coleguinha e não repetir este comportamento.    

Realizam com interesse as atividades propostas, falam sobre suas preferências, demonstram também seus desagrados. A interação entre as crianças, professora e demais funcionários acontece de maneira tranquila visando sempre o desenvolvimento das crianças.

Em relação às preferências e interesses das crianças posso afirmar que elas gostam de ouvir músicas, cantar e dançar, mexer com  tinta e cola colorida, brincar com jogos de encaixe, parquinho, areia, bola, tanque de areia, bonecas, carrinhos. Folhear revistas, livros e panfletos de lojas e supermercados. Ouvir histórias, jogar bola, manusear fantoches.  Desenhar e pintar com diversos recursos como: canetinha, pincel atômico, giz de cera, lápis de escrever e outros. 

sábado, 11 de julho de 2015

1º Relatório Individual (4anos)

* Nomes trocados para preservar identidade das crianças.


1º Relatório
No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de João, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.
João é um menino que adaptou-se com facilidade, logo que viu os companheiros de sala deu um sorriso e aproximou-se. Percebi que em momentos que necessita ter concentração, apresenta dificuldade em permanecer sentado e ficar parado num lugar por muito tempo. Está sempre mexendo as mãos e/ou pés e desviando seu olhar para a janela, dificilmente fixa seu olhar no colega quando estão numa conversa. A mãe comunicou-me que João está sendo acompanhado por uma fonoaudióloga. Costuma comunicar-se pouco, mais por gesticulações e palavras simples. Quando preciso chamá-lo para realizar algumas tarefas, preciso falar seu nome várias vezes e geralmente tomá-lo pela mão para encaminhar à atividade, pois parece estar envolvido em seus pensamentos.
É uma criança alegre, extrovertida, que está sempre com um sorriso no rosto durante todas as atividades. Contudo, tem dificuldades em cumprir algumas regras em sala, acredito por ser uma criança com comportamento muito ativo. Estou sempre conversando com ele e direcionando quanto às normas para que tenha mais cuidado e não se machuque.
No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que João vem desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração no decorrer das brincadeiras e em momentos da organização da sala e materiais. Realiza suas atividades com confiança e bastante atenção, preferencialmente quando são individuais ou em pequenos grupos, costumando ficar disperso em atividades quando todos estão envolvidos coletivamente.
Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, João aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações, onda está desenvolvendo uma motricidade saudável. Participa ativamente de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações. Porém, percebo a necessidade de trabalhar um pouco mais sua agilidade e coordenação motora global.
Neste período, João está ampliando suas capacidades de comunicação e de expressão, sendo uma criança capaz de participar de situações nas quais conversa naturalmente, interagindo verbalmente, apesar de gaguejar em alguns momentos. Os momentos onde conto ou leio histórias torna-se muito prazeroso para a criança: gesticula, imita sons e onomatopéias, sorri durante todo o momento.
João ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais vem incorporando hábitos de higiene pessoal como a escovação, lavar as mãos ao chegar do parquinho, antes e após refeições. Aprecia brincar com areia, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza encontrados tanto no parquinho quanto no outro ambiente externo (gramado), brincando de comidinha, casinha, salão.
Nesse semestre realizamos várias atividades e também os seguintes projetos educativos: "O mundo encantado de Monteiro Lobato", "Água: cada gota conta" e "Família de leitores não nasce pronta, mas pode ser construída". Todos com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e interações.

 2º Relatório 

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de José, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

José é um menino muito ativo em suas atitudes. Tem um temperamento explosivo: não suporta críticas, provocações e/ou rejeição, onde costuma usar meios físicos para alcançar o que deseja, demonstrando agressividade. Aprecia participar das atividades, mesmo dispersando sua atenção. Muito comunicativo, está sempre conversando comigo sobre assuntos variados e questionando atitudes dos colegas.

A adaptação de José foi tranqüila, enturmando-se sem maiores problemas. É uma criança alegre, extrovertida, que está sempre com um sorriso no rosto durante todas as atividades. Contudo, tem dificuldades em cumprir algumas regras em sala, acredito por ser uma criança com comportamento muito ativo. Estou sempre conversando com ela e direcionando quanto às normas para que tenha mais cuidado e não se machuque.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que José vem desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração no decorrer das brincadeiras e em momentos da organização da sala e materiais. Realiza suas atividades com confiança e bastante atenção, preferencialmente quando são individuais ou em pequenos grupos, costumando ficar disperso em atividades quando todos estão envolvidos coletivamente.

Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, José aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações, onda está desenvolvendo uma motricidade saudável. Participa ativamente de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações. Porém, percebo a necessidade de trabalhar um pouco mais sua agilidade e coordenação motora global.

Neste período, José está ampliando suas capacidades de comunicação e de expressão, sendo uma criança capaz de participar de situações nas quais conversa naturalmente, interagindo verbalmente, apesar de gaguejar em alguns momentos. Os momentos onde conto ou leio histórias torna-se muito prazeroso para a criança: gesticula, imita sons e onomatopéias, sorri durante todo o momento.

José ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais vem incorporando hábitos de higiene pessoal como a escovação, lavar as mãos ao chegar do parquinho, antes e após refeições. Aprecia brincar com areia, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza encontrados tanto no parquinho quanto no outro ambiente externo (gramado), brincando de comidinha, casinha, salão.

Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras José demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos.

Nesse semestre realizamos várias atividades e também os seguintes projetos educativos: "O mundo encantado de Monteiro Lobato", "Água: cada gota conta" e "Família de leitores não nasce pronta, mas pode ser construída". Todos com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e interações.


 3º Relatório 

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Mary, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

Mary aprecia participar de todas as atividades, seja em grupo quanto no individual. Geralmente fica mais próxima à mim, onde me observa e sempre questiona-me em relação ao que estou fazendo. Sempre está disposta a me ajudar ou mesmo a algum colega quando necessita. Adora conversar sobre seus passeios ou vivências de casa seja comigo quanto com algumas colegas da sala.

A adaptação de Mary foi tranqüila, mostrando-se sociável e alegre.  Faz comentários sobre assuntos que entram em pauta, seja nas rodas de conversa quanto durante as brincadeira.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Mary vem desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração no decorrer das brincadeiras e em momentos da organização da sala e materiais. Criança com comportamento tranqüilo, porém ativo durante as atividades propostas.

Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Mary aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações, onda está desenvolvendo uma motricidade saudável. Participa ativamente de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações.

Mary ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais vem incorporando hábitos de higiene pessoal como lavar as mãos ao chegar do parquinho, antes e após refeições. Aprecia brincar com areia, pedrinhas, e outros elementos da natureza encontrados tanto no parquinho quanto no outro ambiente externo (gramado), além dos balanços e escorregador, geralmente demonstrando preferência em ficar próxima de determinados colegas da sala.

Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras Mary demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos.

Nesse semestre realizamos várias atividades e também os seguintes projetos educativos: "O mundo encantado de Monteiro Lobato", "Água: cada gota conta" e "Família de leitores não nasce pronta, mas pode ser construída". Todos com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e interações.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

1º Relatório Individual (2 anos)

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Pollyana, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

Pollyana é uma criança muito ativa. Possui uma oralidade bem desenvolvida, apesar de conversar com tom muito alto.  Aprecia participar ativamente de todas as atividades desenvolvidas, seja no individual quanto no coletivo.

A adaptação de Pollyana foi tranquila, enturmando-se sem maiores problemas. É uma criança alegre, extrovertida, que está sempre com um sorriso no rosto durante todas as atividades. Contudo, tem dificuldades em cumprir algumas regras em sala, acredito por ser uma criança com comportamento muito ativo. Estou sempre conversando com ela e direcionando quanto às normas para que tenha mais cuidado e não se machuque.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Pollyana vem desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração no decorrer das brincadeiras e em momentos da organização da sala e materiais. Realiza suas atividades com confiança e bastante atenção, preferencialmente quando são individuais ou em pequenos grupos, costumando ficar disperso em atividades quando todos estão envolvidos coletivamente.

Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Pollyana aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações, onda está desenvolvendo uma motricidade saudável. Participa ativamente de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações. Porém, percebo a necessidade de trabalhar um pouco mais sua agilidade e coordenação motora global.

Neste período,Pollyana está ampliando suas capacidades de comunicação e de expressão, sendo uma criança capaz de participar de situações nas quais conversa naturalmente, interagindo verbalmente, apesar de gaguejar em alguns momentos. Os momentos onde conto ou leio histórias torna-se muito prazeroso para a criança: gesticula, imita sons e onomatopeias, sorri durante todo o momento.

Pollyana ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais vem incorporando hábitos de higiene pessoal como a escovação, lavar as mãos ao chegar do parquinho, antes e após refeições. Aprecia brincar com areia, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza encontrados tanto no parquinho quanto no outro ambiente externo (gramado), brincando de comidinha, casinha, salão.

Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras Pollyana demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos.

Nesse semestre realizamos várias atividades e também os seguintes projetos educativos: "O mundo encantado de Monteiro Lobato", "Água: cada gota conta" e "Família de leitores não nasce pronta, mas pode ser construída". Todos com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e interações.

.......................................................

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Roger, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

Roger mostrou-se choroso nos primeiros dias de aula, com dificuldade para aceitar um carinho. A criança evita muito diálogo com colegas preferindo permanecer sozinho nas brincadeiras livres. Contudo, mostra-se mais receptivo quando participa das atividades coletivas onde pula, salta, brinca, imita, etc. É uma criança que se comunica através de gesticulações, porém necessita aprimorar sua oralidade, emitindo sons dispersos o que dificulta em algumas vezes sua comunicação.

É uma criança com temperamento muito ativo e agitado. Demonstra agressividade em situações de conflito, onde usa meios físicos para alcançar o que deseja. Tenho conversado muito com Victor Eduardo sobre as normas e solicitando sua ajuda para que sua socialização seja mais tranquila.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Roger observa e explora o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade. Realiza suas atividades com confiança apesar de distrair-se facilmente, preferindo atividades realizadas no coletivo. Ao realizar as tarefas, aparenta desânimo e cansaço, partindo logo para as brincadeiras e outras atividades.

Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Roger aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações, onda está desenvolvendo uma motricidade saudável. Participa ativamente de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações.

Nos momentos onde conto ou leio histórias costuma pular, gesticular, imitar sons, sorrindo durante todo o momento, porém seu tempo de concentração é curto, o que o leva a sair das rodas de histórias para pegar um brinquedo.

Roger vem ampliando seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais vem incorporando hábitos de higiene pessoal como a lavar as mãos ao chegar do parquinho, antes e após refeições. Aprecia brincar com areia, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza encontrados tanto no parquinho quanto no outro ambiente externo (gramado).

Nesse semestre realizamos várias atividades e também os seguintes projetos educativos: "O mundo encantado de Monteiro Lobato", "Água: cada gota conta" e "Família de leitores não nasce pronta, mas pode ser construída". Todos com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e interações.

segunda-feira, 30 de março de 2015

1º Perfil Turma (2 anos)

O grupo II-B é composto por 18 crianças sendo 11 do sexo masculino e 07 do sexo feminino, onde até o momento nenhuma frequenta integralmente o ambiente escolar. São crianças assíduas faltando somente em virtude de doença ou motivos justificáveis. Nota-se que os responsáveis, em sua maioria, são os próprios pais.

Durante o período de adaptação do grupo, a maioria das crianças chorou ao despedir-se do familiar, mesmo sendo crianças que já conviviam no ano anterior nesta instituição. Contudo, aos poucos foram acalmando-se quando acalentados e incentivados a participar dos momentos de canto com os colegas. Até o final deste trimestre, poucas crianças ainda choram ao chegar à sala de aula, demonstrando estar adquirindo mais confiança e autonomia perante o grupo.

São crianças pouco falantes, porém mesmo através de gesticulações e expressões, conseguem interagir nas brincadeiras do grupo ou mesmo comunicar seus desejos e necessidades seja pra mim quanto para a monitora. Sempre estou conversando ou cantando cantigas para que possa envolver mais as crianças nas rodinhas e nos ambientes externos (refeitório, parquinho, gramado), além da monitora também estar em constante diálogo com todos.

Percebi a necessidade de trabalhar as normas sociais imediatamente, pois a turma mostra-se bem agitada e alguns demonstram um comportamento inadequado algumas vezes como jogar brinquedos, falar palavras inadequadas. Já estamos conversando com as crianças sobre estas práticas nada sociáveis e estimulando mais brincadeiras e atividades em grupo onde ocorra cuidado com os materiais e carinho com os colegas.

O grupo aprecia brincadeiras no parquinho (principalmente o escorregador) e cantar em grupo principalmente quando é possível gesticular. Também gostam de algumas histórias que envolvam animais, apesar de seu tempo de concentração ser bem curto, próprio da idade.

Todas as crianças alimentam-se sozinhas, algumas têm um pouco mais de dificuldade na utilização dos talheres (ao levar a colher à boca, ou segurar o copo) devido tamanho dos materiais serem grandes. Nesse momento ajudamos essas crianças na alimentação seja na orientação quanto referente ao seu manuseio.

domingo, 22 de março de 2015

1º Perfil Turma (4 anos)

O grupo IV-B é composto por 19 crianças sendo 06 do sexo masculino e 13 do sexo feminino, onde somente uma criança frequenta integralmente o ambiente escolar e, duas necessitam de transporte público municipal para chegar à instituição escolar. São crianças que costumam faltar sem um motivo justificável. Nota-se que os responsáveis, em sua maioria, são os próprios pais ou avós.

Durante o período de adaptação do grupo, poucas crianças mostraram-se chorosas, sendo que aos poucos foram acalmando-se quando acalentei e incentivei-os a participar das brincadeiras com os colegas. Até o final deste trimestre, já demonstram estar adquirindo mais confiança e autonomia perante o grupo, formando rodinhas de brincadeiras na sala onde uma criança ajuda a outra a tranquilizar-se seja conversando ou mesmo procurando um brinquedo.

Geralmente no início da semana, sentamos em roda e conversamos sobre o comportamento da turma, onde discutimos os combinados para um bom convívio entre todos na turma. Mesmo ainda sem um cartaz exposto na sala, as crianças já cobram umas das outras que os combinados sejam cumpridos.

O relacionamento do grupo comigo é tranqüilo, conversamos bastante. São crianças amorosas que gostam de dar e receber carinho. Apesar de se relacionarem bem entre si já está aparecendo preferências de amizade, nem sempre distinguindo entre os sexos.

De acordo com a organização da sala, quando chegam deixam suas mochilas penduradas na cadeira onde irão sentar-se e as garrafinhas de água colocam numa bandeja encontrada num cantinho próximo ao quadro. Sempre após as atividades e brincadeiras todos colaboram na organização dos materiais da sala e pessoais, colocando-os em seus devidos lugares.

O grupo aprecia brincadeiras livres no parquinho (principalmente o escorregador e os balanços), jogos e peças de encaixe e construção, onde permitem uma maior interação entre eles. Percebi que os momentos na videoteca ainda não despertaram tanto interesse nas crianças para assistir a filmes, contudo as histórias e livros ali encontrados despertam mais sua atenção além de gostarem muito e recontar as histórias uns para os outros.

Todas as crianças alimentam-se sozinhas, fazendo uso adequado dos talheres, mesmo que às vezes alguma criança não deseje jantar na escola. No momento, nenhuma criança apresenta alergia ou intolerância à lactose.

Para as atividades artísticas, nesse início do semestre utilizamos materiais diversos como picotes de e.v.a., papéis variados, tintas, através de recortes, colagens, pinturas. Além disso, também serão trabalhados atividades com materiais de sucata, individuais e/ou coletivas.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Parlenda com palitoche: Bruxa

Puxa, puxa, puxa a vassoura da Bruxa. 
Mexe, mexe, mexe o caldeirão. 
Asinha de morcego
pedaço de sabão
Pimenta malagueta
socada no pilão. 
Toc Toc Toc (estalar 3 vezes a língua)
Bum (grito)


























terça-feira, 9 de dezembro de 2014

2º Relatório Individual

  • Nome da criança foi trocado para preservar identidade.

Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com outras pessoas, descobrindo, à sua maneira, novos valores, novas experiências e novas aprendizagens as quais acompanho através da observação e do registro, compartilhando com seus familiares, seu sucesso e suas conquistas.

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Paulo, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

Paulo é uma criança alegre, extrovertida, que está sempre com um sorriso no rosto durante todas as atividades. Contudo, tem dificuldades em cumprir algumas regras em sala, acredito por ser uma criança com comportamento muito ativo. Estou sempre conversando com ele e direcionando quanto às normas para que tenha mais cuidado e não se machuque. Reconhece a maioria das cores e algumas letras do alfabeto.

Percebi que ainda costuma ficar disperso em atividades quando todos estão envolvidos coletivamente, além de necessitar de um maior cuidado com sua agilidade e coordenação motora global.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Paulo é uma criança que demonstra uma imagem positiva de si, onde realiza suas atividades com confiança. Estabeleceu vínculos afetivos com os colegas e com alguns adultos do CMEB, onde se sente aceita, ouvida, cuidada e amada.

Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Paulo participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações onde está desenvolvendo uma motricidade saudável. Aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações, onde interage com desenvoltura nas brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações. Gosta de ouvir músicas, cantar e dançar.

Com o desenvolvimento de trabalhos com Artes Visuais suas capacidades criativas foram favorecidas, pois vem demonstrando apreciar: pintar; desenhar; modelar e brincar com materiais de construção e pinos de encaixe.

Neste período, Paulo ampliou suas capacidades de comunicação e de expressão com desenvolvimento no processo de interação com as pessoas. A criança é capaz de participar de situações nas quais conversa naturalmente, interagindo verbalmente. Também manifesta interesse em manusear livros, revistas e materiais escritos diversos.

Paulo ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais reconhece partes do corpo e percebe algumas características e funções. Consegue identificar os elementos principais que constituem sua família. Demonstra interesse pelas plantas e hortas do CMEB. Demonstra ter incorporado hábitos de higiene: lavar as mãos antes e depois das refeições, além depois de utilizar o sanitário, escovação. Aprecia brincar no parquinho com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza, além de gostar de observar os animais, as plantas, a chuva, o vento e a natureza em geral.

Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras Paulo demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos (embaixo/ em cima, dentro/fora, pouco/muito).

Para que nossas crianças pudessem avançar em suas conquistas e interações, procuramos envolvê-las em projeto que estimulem seus interesses e necessidades. Ao longo do ano letivo, desenvolvemos dentre outras atividades pedagógicas os Projetos: “Vila sem cárie”, “Encantando-se com poemas e poesias de Cecília Meireles”, “Brincadeiras de criança como é bom”, “Cantando e aprendendo com a música”, todos com o objetivo de promover o pleno desenvolvimento de suas capacidades afetivas, cognitivas, físicas, emocionais e sociais. A família vem sendo nossa grande parceira neste histórico escolar da vida de Paulo, construído aqui no CMEB Álvaro Souza.

Sua família acompanhou o seu desenvolvimento no CMEB durante todo o ano letivo, com interesse e participação.

 ...............................................................................

 Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com outras pessoas, descobrindo, à sua maneira, novos valores, novas experiências e novas aprendizagens as quais acompanho através da observação e do registro, compartilhando com seus familiares, seu sucesso e suas conquistas.

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Melissa, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

Com o desenvolvimento de trabalhos com Artes Visuais suas capacidades criativas foram favorecidas, pois explora diferentes materiais em suas produções; além de demonstrar apreciar: pintar; desenhar; modelar e brincar com materiais de construção.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Melissa observa e explora o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade. Também demonstra atitudes de interesse, respeito e participação pelas manifestações culturais (nos momentos sociais, teatros) apresentadas no CMEI. Tem dificuldade no momento da organização da sala, em ajudar a guardar os brinquedos nos lugares apropriados, demonstrando desânimo. Somente após muita insistência minha que costuma ajudar um pouco os colegas. Manifesta suas preferências, seus desejos e desagrados na interação com os outros.

Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Melissa participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações onde está desenvolvendo uma motricidade saudável. Aprecia participar de jogos e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas, mesmo que antes observar os colegas para depois se envolver na atividade, com desenvoltura, respondendo a estímulos e fazendo imitações.

Neste período, Melissa ampliou suas capacidades de comunicação e de expressão, onde houve desenvolvimento no processo de interação com as pessoas. A criança é capaz de participar de situações nas quais: ouve atentamente histórias contadas e por mim, manifesta interesse em manusear livros, revistas e materiais escritos diversos.

Melissa ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais: reconhece partes do corpo e percebe algumas características e funções; identifica os elementos que constituem sua família; descreve os elementos que compõe a paisagem local. Demonstra ter incorporado hábitos de higiene ao lavar as mãos antes e depois das refeições, na escovação. Aprecia brincar com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza no momento do parquinho.

Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras Melissa demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos (embaixo/ em cima, dentro/fora, pouco/muito); tem noção de quantidade; realiza tentativas de cálculo mental simples; além de identificar algumas características das formas geométricas (triângulo, quadrado e circulo).

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Relato Individual de aluno



  • Obs.: O nome da criança foi modificado para preservar sua identidade.

Atividade: Confecção de formigueiro para a maquete sobre o poema "Leilão de Jardim" de Cecília Meireles.
Material: terra, água, balde, pá
Grupo II-B (turma: 2 anos)

A criança José participou da atividade proposta com alegria e descontração, porém intercalando momentos em que sua concentração tornava-se pouca, necessitando que eu chamasse sua atenção e muitas vezes deixasse-o mais próximo à mim.
Quando fomos à horta buscar terra para a preparação do formigueiro, José ficou encantado com o lugar, revirando a terra e mostrando as formigas que encontrava para os colegas. Mesmo sem ter ajudado a turma a pegar a terra, ficou um pouco mais distante observando as formigas e outros bichinhos que encontrava.
Ao retornar à sala, precisei segurar em sua mão, pois tentava derrubar o material coletado pelos colegas.
Na sala, participou da preparação do material misturando a terra com a água, contudo, quando eu chamava os outros colegas, José rolava no tatame e distraia a atenção dos demais. Tentei chamá-lo para voltar à atividade e se concentrar-se, mas sem maiores resultados.
Ao moldar o formigueiro, a princípio não queria tocar no barro, mas após ver os colegas modelando decidiu participar, mesmo que rapidamente para poder brincar com as peças encontradas na sala.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Projeto Cecília Meireles

PROJETO “ENCANTANDO-SE COM POEMAS E POESIAS DE CECÍLIA MEIRELES” 


Público Alvo: Grupos I, II, III, IV e V (Educação Infantil).
Turnos Envolvidos: matutino e vespertino.
Pessoas Envolvidas: alunos, pais, professoras, monitoras, supervisora e diretora.
Área de Abrangência: linguagem oral e escrita, artes, natureza e sociedade, matemática, música e movimento.
Tempo de Duração: seis meses. 


JUSTIFICATIVA
Acreditando que para ser transformadora, a educação precisa apoiar-se em momentos e movimentos que visem dinamizar a leitura em ambientes alfabetizadores e familiares, desenvolveremos este projeto com o intuito de propor aos nossos alunos, elementos de uma aprendizagem efetiva, relevante e ao mesmo tempo, atraente e estimulante.
A necessidade do envolvimento dos pais e filhos nesse processo educativo visa despertar nas crianças o gosto pela leitura e a oportunidade de praticarem diversas formas de expressão artística, corporal e cultural das potencialidades do ser humano. 


OBJETIVO GERAL
Estimular a criança através dos poemas e poesias visando ampliar o repertório cultural, a ampliação do vocabulário e a expressão corporal e plástica. 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Desenvolver a linguagem oral e escrita,
* Ampliar repertório poético,
* Promover situações dentro da escola para que as crianças sintam-se convidadas a ocupar o papel de poetas,
* Produzir trabalhos com artes explorando e manipulando diferentes materiais,
* Perceber as rimas das poesias,
* Privilegiar o aspecto lúdico, a sonoridade e a imaginação,
* Incentivar os alunos a lerem, mesmo de maneira não-convencional,
* Proporcionar momentos de leitura em família,
* Expressar sensações, sentimentos e pensamentos. 


ETAPAS DO PROJETO
* Estudo do projeto pelo grupo para o devido conhecimento do mesmo,
* Divulgação do projeto para a equipe escolar e com as crianças,
* Apresentação dos poemas e poesias através de leitura para as crianças. 


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
* Pesquisa sobre a autora, destacar a biografia de Cecília Meireles,
* Informativo para casa: biografia da autora,
* Roda de leitura,
* Apreciação de poesias e poemas,
* Confecção de cartaz com poemas e poesias da autora,
* Ilustração de poemas e poesias da autora,
* Roda de conversa,
* Exposição de cartazes com os poemas e poesias na sala de aula, corredores e demais espaços da escola,
* Desenho livre
* Recorte e colagem,
* Dramatização dos poemas e poesias,
* Modelagem,
* Recitar poemas e poesias,
* O aluno levará poemas e poesias da autora para casa onde será feita o momento de leitura em família,
* Comentário da criança sobre o momento de leitura em família,
* Exploração das formas geométricas,
* Exploração de letras e palavras significativas,
* Confecção de brinquedos com sucatas,
* Confecção de murais,
* Confecção de quebra-cabeças,
* Caça-palavras,
* Lista de poemas e poesias trabalhadas,
* Imitação dos personagens que aparecem nos poemas e poesias,
* Confecção de jogo de memória,
* Isogravura (impressão de imagem de uma superfície de isopor em outra),
* Molde vazado,
* Apresentações entre turmas em suas respectivas salas de aula. 

 PRODUTO FINAL
* Recital de poemas e poesias que será apresentado aos pais e demais pessoas envolvidas da escola.
* Exposição das atividades realizadas pelos alunos. 



REFERÊNCIAS
* Dicionário Aurélio.
* SEMED. Proposta Pedagógica de Aracruz. Setor de Educação Infantil, Aracruz, 2005.
Arnaldo Nogueira Júnior. Releituras: resumo biográfico e bibliográfico. Disponível em: . Acesso em: 07/05/2014.
* Antonio Miranda. Disponível em: . Acesso em: 19/02/2014.

Marcadores

educação (108) Educação Infantil (84) atividade (76) relatório (64) 2011 (56) arte (50) criatividade (47) comportamento (44) desenvolvimento (42) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) mensagem (37) 2012 (34) maquiagem (33) avaliação (32) bebê (29) 2013 (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) coordenação motora (16) cosmético (16) 2018 (15) brincadeira (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) história (14) 2016 (13) 2024 (13) filho (12) 2026 (11) alfabetização (11) educação especial (11) estilo (11) 2014 (10) Lettering (10) Otávio (10) culinária (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) 2025 (8) conteúdo (8) cores (8) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) berçário (6) matemática (6) música (6) planejamento (6) autismo (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) caneta (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) jogos (4) lei (4) projeto (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) caligrafia (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) forma geométrica (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) máscara (3) mãe (3) papelaria (3) reflexão (3) Batucadan (2) Mary Kay (2) Posca (2) Stabilo (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) experiência (2) ficha (2) inclusão (2) labirinto (2) mural (2) números (2) olhos (2) planilha (2) rímel (2) saúde bucal (2) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Plano de ensino (1) a (1) afro (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) c (1) capa (1) capacitismo (1) cartaz (1) cirurgia (1) cis (1) combinados (1) comida (1) copa (1) creme (1) crianças (1) dengue (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) futebol (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) indígena (1) kit (1) l (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) marca página (1) moda (1) molin (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) normas (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) resenha (1) review (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) viseira (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais